- setembro 29, 2021
- Posted by: admin
- Category: Plotagem
Sabe como é feita a plotagem de carros? Ela despontou como uma excelente alternativa para quem busca o melhor equilíbrio entre custo-benefício, oferecendo maior proteção em relação às pinturas de veículos, sendo uma solução para o setor de logística.
Assim sendo, além de garantir um excelente visual para o veículo, a plotagem de carros desperta atenção para o marketing de sua empresa, potencializando o alcance da marca. Confira como é feita essa plotagem, e todos os seus benefícios no texto abaixo!
O que é a plotagem de carros?
Solução do mercado automotivo, a plotagem de carros consiste em envelopar o veículo, oferecendo a opção ao consumidor de não ter que retocar a pintura, proporcionando melhor durabilidade.
O termo plotagem é derivado do inglês e surgiu justamente porque a máquina responsável pelo processo de envelopamento tem um nome específico: chama-se plotter, e pode oferecer bons resultados.
Sabe aquele veículo que você viu na rua com o logo da marca e telefone da empresa? Provavelmente ele foi envelopado. Quando bem-feita, a plotagem de carros é uma alternativa muito mais econômica.
A plotagem de veículos não tem por finalidade fazer o marketing de uma empresa. As ações de publicidade são pensadas à parte, mas essa é uma pequena demonstração de um conjunto de medidas que podem fazer parte da estratégia de divulgação.
Como é feito o envelopamento?
O carro é revestido por meio de uma fina camada adesiva transparente, ou em cores lisas, perolizadas, metálicas ou foscas. Apesar de ser um serviço totalmente manual e de parecer fácil, a plotagem exige alguns cuidados.
Assim sendo, como a maioria dos serviços automotivos, o envelopamento só deve ser feito somente por profissionais que possuem especialização e treinamento e, nesse caso, eles são chamados de adesivadores.
O envelopamento exige habilidade no momento da aplicação para evitar o surgimento de bolhas de ar ou outras imperfeições que possam ser geradas com a aplicação e prejudicar o acabamento do veículo.
Geralmente, ele é feito por mais de uma pessoa e dura, aproximadamente, cerca de dois ou três dias para ser finalizado, de maneira a garantir toda a qualidade e características esperadas pelo cliente.
Materiais mais utilizados
Com o tempo, o mercado automotivo conseguiu se atualizar de maneira considerável e hoje oferece diversas opções de envelopamento de carros. Dessa maneira despontam, como os materiais mais utilizados, o vinil, poliuretano e o envelopamento líquido.
Vinil
Por ser o material mais utilizado, também é aquele que oferece o menor custo. A sua aplicação consiste em uma película de vinil escolhida pelo cliente, oferecendo as mais variadas cores e texturas para combinar com o veículo.
Essa diversidade de opções de adesivos para a plotagem faz com que o vinil acabe sendo a melhor opção. Tanto para quem deseja alterar a aparência do veículo, e também para quem busca manter a durabilidade e qualidade do automóvel.
Poliuretano
Mais resistente do que o PVC, o poliuretano é recomendado para empresas que preferem dar uma atenção maior para a proteção de seus veículos do que simplesmente priorizar uma mudança de visual.
Isso porque a película transparente foi feita para suportar melhor possíveis danos, como arranhões não tão profundos, por exemplo, reforçando o cuidado com a parte visual e garantindo maior satisfação.
Envelopamento líquido
O envelopamento líquido é uma terceira maneira de plotagem automotiva e, neste caso, o material utilizado não é uma película e sim, uma tinta específica, removendo riscos e bolhas existentes no veículo.
Conclusão
Se você busca uma plotagem de carros eficiente e com a dose exata de qualidade e durabilidade, a Blend Visual é a melhor opção. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e verificar as opções de cores e materiais disponibilizados pela nossa empresa!
